Logotipo Dra. Greice
 

Dra. Greice Odontopediatria Saiba Mais Serviços Depoimentos Consultório
<

 

SAIBA MAIS

A amamentação natural prepara o bebê para a mastigação e o uso prolongado da mamadeira faz com que a criança tenha dificuldade em mastigar. O ideal é que no desmame a criança já tome líquidos em copos com tampa (copo intermediário de bico duro) canudos, canecas ou copos comuns. Até mesmo os bebês recém-nascidos consetuem tomar em copinhos de café ou colherinhas. O alimento sólido deve ser apenas amassado, nunca peneirado nem batido no liquidificador. O uso de mamadeiras no inicio da vida do bebê pode causar desmame precoce. Já o uso prolongado pode levar a deformações na cavidade oral e na face. 


O uso persistente da mamadeira e chupeta pode dificultar o desenvolvimento da fala infantil entre outros problemas.

O bico de mamadeira ou chupeta pode tornar a criança um respirador bucal que ocasiona:

  • problemas na arcada dentária
  • o palato (céu da boca) pode ficar mais estreito e profundo
  • hipotonia (musculatura fraca) de língua e de bochechas 
  • déficit de sono,de fala e de aprendizagem

O respirador bucal pode apresentar:

  • dificuldade em manter a boca fechada
  • mastigação desordenada com a língua entre as arcadas dentárias
  • distorção dos sons da fala

Problemas de crescimento, desenvolvimento e deglutição atípica.

A musculatura pode tornar-se flácida, causando alteração nas arcadas, nas posições dentárias, mordida aberta e estreitamento da maxila.

 

O estreitamento da maxila leva a mordida cruzada, ao mesmo tempo, pode acarretar a mordida aberta anterior, na qual os dentes anteriores não se tocam. Assim, mesmo que o hábito seja removido, a mordida aberta é mantida inadequadamente pela língua na deglutição.

 

Portanto, todo o esforço para que a criança não adquira hábitos será recompensado, tanto pela ausência de deformidades na face como pela minimização de problemas futuros.A dica para as mamães que querem evitar o uso de bicos artificiais é esquecer a mamadeira e oferecer o copinho quando os líquidos forem introduzidos partir dos quatro ou seis meses.

Não é à toa que os fabricantes de bicos, mamadeiras e chupetas são obrigados a alertar sobre os problemas causados na embalagem dos produtos, usando a seguinte frase: “O Ministério da Saúde informa: a criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso da mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança".

Qual é o maior risco de ter cárie?

O hábito de mamar e ir dormir sem escovar os dentes e, mais grave ainda, acordar de madrugada e fazer outras mamadas quando os dentes já nasceram. Quando o bebê dorme diminui a produção de saliva (que tem a função de lavar os dentes), o alimento em contato com a placa bacteriana libera ácido e se inicia a "cárie de mamadeira".

O bebê pode ter o hábito de mamar para dormir ou mamar dormindo?

Esse hábito é a causa mais frequente de cárie em crianças (conhecida como "cárie de mamadeira"), porque fica difícil limpar a boca do bebê com ele dormindo. Por isso acostume a criança a dormir sozinha, colocando-a acordada no berço, sem mamar no peito ou mamadeira.

A mamadeira frequentemente tem o furo aumentado e é oferecida à criança deitada, o que gera excessivo fluxo de leite. A criança, para bloqueá-lo, realiza um movimento de língua inverso do que seria um padrão adequado de sucção.

Deitado, nunca!- Oferecer a mamadeira enquanto ele estiver deitado poderá causar engasgos e aspiração do leite para os pulmões. O líquido ainda poderá ir para os ouvidos, causando infecções, ou se acumular na boca.

Como abandonar o hábito da mamadeira?

Dedique alguns minutos de carinho ao lado de seu filho. Pegue-o no colo, ou sente-se ao seu lado com o copo de leite (se preferir coloque um canudo) e conte uma história. A criança não vai deixar de tomar o leite se tiver prazer em fazer isso ao seu lado, Apoie o esforço dele com seu carinho. Se a crianças for maior, conversar e explique as consequências do hábito. Geralmente as crianças são receptivas, querem tentar e ajudar no processo. Uma dica: levea criança para escolher o copo de um personagem preferido.

 




RODAPÉ